sábado, 22 de março de 2014

TILT

Desde a primeira vez que ouvi essa palavra do meu pai, quando o nosso Dactar travou, sempre liguei essa palavra a um problema técnico que todo gamer conhece... "travou" e "congelou" são duas outras palavras bem comuns também. Mas quando o jogo trava bem no momento crucial, qualquer palavrão serve, inclusive zunir o joystick (já fiz) ou zunir o vídeo game (nunca tive coragem).

Algum tempo mais tarde, jogando o pinball do Windows, descobri que o jogo dava tilt sempre que eu apertava um botão... até então nunca tinha jogado pinball de verdade, no fliperama, e não entendia que o botão servia para inclinar a mesa do pinball, para trapacear. O problema é que se inclinar várias pode travar os bastões e a bolinha cai no buraco. E o sistema de tilt serve justamente para coibir os trapaceiros.

Ããããã! Nossa! Agora entendi! Descobrir coisas apenas conectando ideias traz realmente uma sensação de alívio, do tipo "Putz! Que doido!".

E por que os cães inclinam a cabeça, ou em inglês "Why do dogs tilt their heads" quando falamos com eles ou quando escutam algum som diferente?


Se você já leu os artigos dos links acima, que tal inclinar a página do GoogleEscreva tilt no campo de pesquisa e veja que engraçado! XD