segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O que é podcast?

Que tal melhorar seu inglês, francês, espanhol, italiano, árabe ou sei lá quantas línguas mais você fala sem ter de fazer imersão ou mudar de país? Com a internet, as opções beiram o infinito e uma ótima opção é ouvir podcasts.

O que é podcast?


Não vou mandar você procurar o significado no wikipédia, pois penso que seja muito mais do que isso: podcasts são transmissões via internet de programas de rádio e, menos comumente, de TV. Essas transmissões normalmente são gravadas e disponibilizadas para download – importante quando não há acesso à internet – ou streaming – quando há acesso à internet e é ótimo para economizar espaço de armazenamento. Aliás, streaming não quer dizer ao vivo: significa que você escuta o áudio no mesmo instante em que o baixa e, após o término da transmissão, o arquivo não permanece no aparelho. Sim, Youtube é streaming. Quando a transmissão é ao vivo, a transmissão é obviamente sempre em streaming e a transmissão não fica armazenada (mas existe a possibilidade de gravá-la usando programas de gravação de áudio...).  "Mas eu tenho TV5 e assisto sempre!". Olha, também gosto do TV5, mas é bom variar um pouco. Na verdade, vai variar bastante!

A internet, sem qualquer sombra de dúvidas, revolucionou a maneira de se estudar idiomas, e os podcasts têm o poder de nos deixar bem antenados com o que acontece nos países do idioma que estudamos e vai muito além do que nos manter informados.


Podcast para todos os gostos


Acessar a internet é ter o mundo todo dentro de sua casa, e usá-la apenas para acessar o Facebook é o mesmo que usar uma Harley-Davidson para comprar pão na esquina da sua rua, a cada 5 minutos. Já pensou? Mas como tudo na internet é enormemente variado, você também vai encontrar uma enorme gama de assuntos transmitidos: notícias, debates sobre política e economia, sugestões de psicólogos sobre relacionamentos, análises de filmes, tecnologias, rádio-novelas, etc. Também encontramos uma diversidade incrível de sotaques, velocidade de fala, modos e maneiras diferentes de expressão. Alguns, talvez por serem amadores, parecem criar um vínculo mais estreito com o ouvinte.

Por fim, ouvir podcasts é a melhor maneira de fugir, por exemplo, do formato tradicional dos áudios dos livros didáticos. Não tenho intenção de menosprezá-los. É claro que são importantes principalmente para os iniciantes. Mas é bom ir se acostumando mesmo que não se entenda nada. E para quem estuda já há um tempo, conseguir entender uma transmissão de cabo a rabo, inteirinho, com falantes se comunicando naturalmente é um verdadeiro desafio! Acredite! Por exemplo, ouvir um grupo na cozinha seguindo uma receita ao mesmo tempo em que contam várias piadas, fazendo graça, falando ao mesmo tempo! E não importa como você aprendeu, sozinho ou no curso, é nessa hora que se põe à prova a sua dedicação. Aproveite que não tem ninguém olhando!


Como ouvir podcasts?


As mídias são as que já conhecemos: computador, tablet, celular, smartphone, tocador de mp3, iPod... Qualquer aparelho que toque mp3 e você possa ouvir.


Onde baixar os podcasts?


Não há segredo. Basta pesquisar pelo Google, só demora um pouco até achar aquele podcast tão procurado. Para quem usa smartphone ou tablet, é melhor usar um dos vários aplicativos no Play Store, para o Android, ou no App Store, para um aparelho da Apple (não falarei de aplicativos da Apple, pois, infelizmente, só conheço o Android). Enfim, para poupar o seu tempo de pesquisa só um pouquinho, separei alguns links e aplicativos e quem sabe você já encontre algo para o seu gosto?


Radio France Internationale. Site de notícias e reportagens, trata-se de uma emissora de rádio multilíngue. Aqui você pode ouvir ao vivo, em streaming, ou baixar e salvar as emissões em formato mp3. Interessante é que a RFI oferece a versão "fácil" do francês o français facile em que a linguagem é mais simplificada e a fala é menos rápida. Os idiomas que você ouvirá nela são: inglês, árabe (Monte Carlo Doualiya), cambojano, chinês, espanhol, francês, haússa, persa, russo, suaíli e vietnamita. E se você gosta de ouvir francês com sotaques diferentes, este é o site!


Radio France. Portal de notícias, reportagens, debates, com estações para todos os gostos. Também conta com programação ao vivo, streaming e download. As estações também oferecem uma programação bem diversificada e bem profissional. Pessoalmente, gosto de ouvir France Info, pelas notícias diversificadas, e France Bleu, pelas rádios regionais.

 Foxnews Radio. Site de com rádio online e bons podcasts profissionais ao vivo, streaming e download. Pena que muitos sejam pagos, mas os gratuitos já são bons. Vá direto à página de podcasts clicando aqui.



Français Authentique. Blog de aprendizado de francês. Trata-se de um método natural de aprendizado de francês, segundo Johan, seu criador. De acordo com suas palavras, o material que ele produz é feito para as pessoas que "compreendem o francês escrito, por vezes até o francês falado, mas que não conseguem se comunicar". No entanto, creio que possa ser interessante para os iniciantes também, visto que se trata de um excelente material.

BBCSite com milhares de podcasts para baixar. Para estudar inglês, recomendo ouvir o English At Work, para aprender vocabulário relacionado ao mundo do trabalho. Se você quer algo mais básico, pode começar pelo Learning English, que é na verdade um site com várias lições, igual a um livro didático, para estudar inglês. Além disso, você tem a possibilidade de baixar a lição em PDF, imprimir e baixar o áudio relacionado à lição.


Baixar podcast direto no smartphone é melhor 


A lista de aplicativos de podcasts é longa e cada um pode ser muito diferente um do outro. Além disso, quem está acostumado a usar aplicativos, sabe que acontece de a última versão não ser tão boa quanto a penúltima. Então, segue uma pequena lista de aplicativos para Android.


iPP Podcast Player. Além do visual bonito é bem completo. Oferece a possibilidade de procurar por palavra-chave e por categoria e é possível configurar por idioma. Depois de se inscrever no canal, as atualizações aparecem na aba subscritions. Dê uma olhada na aba genre, escolha um gênero que te interesse e divirta-se.

Podkicker. Com um visual mais simples, ele sempre mostra a última atualização. Não tem opção para procurar podcast por idioma. O jeito é procurar por palavra-chave.



Tunein. Este aplicativo funciona como rádio de pilha, quer dizer, é só streaming e não tem download de podcast. As transmissões são ao vivo e é possível ouvir rádios do mundo inteiro.


Beyond Podcast. Tão interessante quanto o iPP e com a aparência do Podkicker, é um pouco mais complicado de navegar. Clique em add feed, para encontrar as categorias e baixar os podcasts.



Dicas para os iniciantes


Alguns anos atrás, era impossível ouvir uma transmissão de rádio de outro país sem estar lá (se você souber, por favor me diga). Então, tire vantagem da tecnologia para evoluir. As dicas abaixo são baseadas na minha própria experiência. Se você tiver outras dicas, compartilhe!

Dica 1: Escute repetidas vezes. Escute o mesmo podcast várias vezes e procure não perder a concentração: é muito fácil perder a concentração quando não se entende nada. A cada repetição, se concentre nas frases que você não entendeu anteriormente. Se não entendeu agora, amanhã você vai entender.

Dica 2: Transcreva. Se o podcast tiver 2-3 minutos claro... anote e leia para ver se faz sentido, verifique a gramática, etc.

Dica 3: Salve para escutar no futuro. É como deixar uma carta para o seu eu do futuro: se foi duro entender o podcast completamente, salve o áudio (pode ser no e-mail mesmo) para ouvir novamente depois de 1 ano. É estranho, engraçado, e surpreendente conseguir entender tudo o que não se entendia antes.

Dica 4: Ouça várias vez no dia.  Baixe os podcasts para ouvir no ônibus, enquanto trabalha (se possível), no almoço, antes de dormir. Quanto mais vezes se escuta por dia, mais acostumado você estará.

Dica 5: Varie o gênero. Alguns gêneros são mais fáceis de acompanhar do que outros e, para não ficar "viciado", varie os gêneros para não ser pego de surpresa.

Dica 6: Reproduza o que escutou. Para desembolar a língua, repita o trecho que você anotou até soar o mais natural possível, sem gaguejar.

Espero que este post ajude você nos seus estudos e se você gostou compartilhe!